sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER?


"A peleja não é vossa, mas de Deus" (2 Cr 20:15).

Um amigo meu passou pela igreja e ensinou-nos um cântico que dizia: "Vai dar tudo certo! Vai dar tudo certo!". Gostei – apesar de saber e experimentar que nem sempre "vai dar tudo certo". O que fazer quando as coisas parecem que caminham sempre em direção contrária ao que esperávamos?

Gosto da história de Josafá descrita em 2 Crônicas 20. Tudo estava indo bem, seu reinado prosperava, e então veio uma notícia: "Um grande movimento vem contra você... Uma multidão que não se pode contar". O que fez Josafá? As Escrituras afirmam que ele fez o que todos nós devemos fazer:

Ele orou. Oração é a alavanca de Deus. Não as orações modernas, que parecem mais uma transação comercial: "Se Deus me fizer isso, eu Lhe darei isso em troca". Não. Estou falando da oração que é o abrir do coração para buscar a direção de Deus, Sua direção soberana. Seu sim e Seu não têm o mesmo sabor, quando estamos no centro de Sua vontade.

Ele lembrou os feitos de Deus na história. Por várias vezes você encontrará a expressão: "Lembra-te, Senhor...". Sim, Deus tem memória! Quando entramos em batalha, por causas que justifiquem lutar, devemos lembrar dos feitos de Deus na história. Ele é o mesmo; Deus não tornou-Se ultrapassado... Todo poder está nas Suas mãos!

Ele aceitou a promessa do Senhor. "Não tereis que lutar, a batalha é do Senhor." Sim, nossas batalhas pertencem ao Senhor. Ele conhece nossas lutas. Quando a situação se escurecer diante de nós, jamais nos esqueçamos que Ele já passou por este caminho antes! "Se o céu chegar a escurecer e o sol tardar: Eu só confio no Senhor, que não vai falhar".

Pensamento: O que fazer quando não sabemos o que fazer? Confiar. "Vai dar tudo certo!"

Oração: Senhor, ajuda-me a confiar em Ti, sabendo que Tu és soberano e que vai nos orientar nas decisões que teremos de tomar. Em Teu nome, amém.

Leitura: Apocalipse 4 – Neemias 5:1–7:3 – Salmos 99


Mensagem extraída do livro Bálsamo e Mel.